Acreditamos que todos já passaram pela situação complicada e delicada de perder um arquivo no computador ou celular, seja deletando, corrompendo ou qualquer outro problema que ocorreu com o arquivo. Neste momento, vem aquele pensamento…“se eu tivesse um backup disso!”
Esta postagem é justamente para ajudar a todos a se precaver contra este tipo de situação.
Vamos começar do princípio, onde os arquivos eram salvos em disquetes ou CD’s para o backup (a cópia de segurança). Naquele tempo os arquivos em geral continham um tamanho razoavelmente pequeno, onde em alguns casos, os backups eram feitos em CD’s e muitas vezes uma vez por mês, isto falando no quesito empresarial, no quesito pessoal, em muitos casos nem backup era feito.
Porém, com o passar do tempo e com o desenvolvimento de novas tecnologias, os arquivos foram ficando com melhor qualidade e consequentemente com maior tamanho, onde chegou um momento que um CD ou DVD já não era suficiente para salvar uma grande quantidade de arquivos. Neste momento entraram as unidades de armazenamento em massa ou popularmente conhecidas como HD Externo. Até um tempo atrás esses dispositivos eram uma das melhores maneiras de manter um grande backup, pois além de conter um bom espaço de armazenamento tinham também uma boa velocidade de comunicação, o que acabava resolvendo dois problemas da tecnologia anterior, que era a capacidade de armazenamento e a velocidade de gravação dos CDs e DVDs, que eram baixas.
Mas uma questão que o HD Externo não resolve é a portabilidade da informação, ou seja, se você não estiver com o HD em mãos você não tem acesso aos arquivos e isto pode se tornar um incomodo, tanto pessoal quanto profissionalmente, pois muitas das vezes que você mais precisa do arquivo ele não está com você.
Para este problema, atualmente podemos dispor do armazenamento na nuvem, principalmente pelo grande aumento na qualidade da internet que temos hoje, tanto no Brasil quando no mundo inteiro.
O armazenamento na nuvem nada mais é do que colocar os arquivos em servidores externos, garantindo três benefícios:
- Portabilidade da informação: todos os arquivos podem ser sincronizados em múltiplos aparelhos, ou seja, você não precisa mais carregar um HD Externo.
- Segurança da informação: a maioria dos serviços de armazenamento na nuvem possui segurança reforçada e muitas vezes diversos fatores de autenticação para acesso aos arquivos, deixando assim os arquivos sempre seguros.
- Espaço de armazenamento: existem inúmeros provedores de armazenamento na nuvem e muitos oferecem planos de enorme capacidade (de até 200TB), o que significa que espaço para os arquivos não é o problema. Mas esta questão se torna discutível, pois muitos falam que para se ter um bom espaço de armazenamento na nuvem você deve despender um valor. Sim, isto realmente é verdade, mas você também pode indagar que, o HD Externo, CD ou DVD, também apresentam custos, portanto nada é totalmente gratuito.
Nosso objetivo ao falar deste tema não é indicar qual o melhor método ou qual recurso deve ser utilizado em sua empresa, mas sim reforçar o quanto é importante sempre manter o backup de seus arquivos, para garantir uma solução prática e segura, quando ocorrer qualquer imprevisto com algum de seus arquivos.
KEEP Studio
Soluções em Imagem Empresarial
Fotografia, Vídeo e Marketing Digital