Escuro Claro

O comércio online cresce absurdamente a cada dia. Em relação de 2016 para 2017, as vendas online cresceram mais de 30% e agora em 2018 está aproximadamente em 40%. Ou seja, as pessoas estão investindo cada vez mais no conforto de comprar sem precisar ir até uma loja física. Somente a título de curiosidade, o segmento que mais vende online é a linha de vestuário. Então pessoal de moda, já sabem, se ainda não estiverem investindo em vendas virtuais, atualizem-se. A forma de pagamento atualmente mais usada (no Brasil) é o cartão de crédito e logo atrás vem o boleto bancário.

Agora surge a pergunta: você sabe qual é o maior ponto de sucesso ou fracasso em vendas online? São as fotografias! Sim, mas as imagens tem um impacto muito grande na decisão de um consumidor. As fotografias feitas com qualidade geram um aumento muito maior de conversão em vendas. Porém com certeza você já sabe (até por experiência própria), que fotografias com baixa qualidade ou que forneçam pouca visibilidade do produto, fazem com que o cliente perca o interesse na compra. Na maioria dos casos, o consumidor desperta a vontade de compra através das imagens, porém se não estiverem bem caprichadas, ele nem perde tempo em ler sobre a descrição do produto (isso é fato). Por isso, imagens com qualidade são fundamentais para a realização das vendas virtuais, seu cliente quer saber exatamente o que está comprando.

Atualmente existem diversas formas de apresentar seus produtos através das imagens:

Fotografia Still / fotografia de produto 
Existem diversos estilos de fotografia Still. A forma mais utilizada atualmente para apresentação de produtos no e-commerce ou marketplace é o produto com fundo transparente ou branco. Dando foco somente no produto. Neste caso, geralmente o produto é fotografado de diversos ângulos e vários detalhes. Não esquecendo da qualidade que deve ser impecável, produto bem nítido e cores reais.

– Fotografia de produto ambientada ou conceitual
Nesse caso, o produto faz parte de um conceito, geralmente essas fotografias já são mais bem elaboradas. Essas fotografias que deram o início da fotografia still. Despertam o interesse através do estilo que está agregado ao produto. O produto acaba sendo parte de uma composição de cena.

– Fotografia humanizada
São fotografias em que o modelo está interagindo com o produto (vestindo, ingerindo, tocando, etc). Exemplo de fotografias assim são as de moda, onde os consumidores geram interesse pelo produto se imaginando vestindo também. Blogueiros são muito focados em fotografia mais conceitual e humanizada (no caso deles usando o produto).

– Fotografia com manequim invisível
Estas imagens chamam atenção pois é possível ver o produto como se alguém estivesse usando, porém é possível ver o outro lado também. Por isso é chamado de manequim invisível. Para se obter esse resultado nas imagens, o produto é fotografado em dois ângulos diferentes (um sendo no manequim), posteriormente as imagens são manipuladas no software.

– Fotografia 360
Nesse caso, são feitas diversas imagens para que o expectador possa visualizar girando o produto de diversos ângulos. A interação se torna mais interessante, pois é possível ter uma noção mais detalhada do produto.

– Vídeos
Cada dia mais comum, os vídeos estão se tornando ferramentas bastante úteis na apresentação de um produto. Seja um vídeo narrativo, ou somente visual. É bastante interessante pelo motivo que pode ser filmado vários detalhes e de todos os ângulos. Vlogueiros fazem muitos vídeos para apresentação de produtos e unboxing.

 

Existem muitas formas de vender seu produto através de imagens, agora só é preciso escolher qual estilo mais se adapta para o seu produto e para seu público. Lembrando sempre que independentemente de qual escolha acima fizer, sempre tenha em mente as seguintes características na hora da contratação do fotógrafo ou videomaker (caso fizer vídeo):

  • Qualidade – esse é um ponto imprescindível e inquestionável. Sem qualidade já perde interesse de compra. Prefira sempre investir em qualidade, senão pode ocorrer de optar por um profissional somente pelo valor e depois poderá se arrepender. O valor ficará mais caro ainda, pois terá que pagar o profissional que fará com a qualidade mais o valor que já investiu pensando só em preço. Então, cuidado!
  • Detalhes – Não esqueça de apresentar ao fotógrafo quais detalhes que devem ser ressaltados do produto.
  • Nitidez – Esse ponto já está relacionado com qualidade, mas somente para prestar bem atenção.
  • Ângulos – Defina junto com o fotógrafo quais serão os ângulos ideais para seu produto ficar com bastante evidência. Os ângulos mais comuns são de frente, verso, lateral e isométrico.
  • Iluminação – Fique atento para que seu produto seja bem iluminado, evitando que a luz usada de forma incorreta descaracterize o item.
  • Composição – Será fotografado somente o item ou fará parte de uma cena criada? Defina junto com o fotógrafo o que pode ser explorado, algumas composições podem elevar o custo da foto.
  • Cores – Item super essencial na compra de produtos, não adianta vender uma camisa rosa e na foto ser vermelha. As cores devem ser fiéis a realidade. Exija isso do profissional que fará as imagens. Existem ferramentas adequadas para que a captação seja correta.

As fotografias devem representar o produto real, isso aumenta credibilidade para suas vendas.

Agora vamos entrar um pouco no assunto do título desse post. Em relação as imagens feitas para e-commerce e marketplace podem existir algumas diferenças. Entenda o motivo:
O E-commerce geralmente é uma loja virtual aonde você cria com seu próprio domínio. Desta forma, você escolhe a forma que irá apresentar seus produtos para o consumidor final. Se quiser vender somente com vídeo, fotos 360, ou lookbooks, você quem decide.
O marketplace é um plataforma terceirizada onde você e outros fornecedores poderão cadastrar e vender seus produtos. Nesse caso, existem algumas exigências mínimas que devem ser consideradas antes do envio das imagens. Basicamente os itens abaixo:

Tamanho Mínimo: 350 x 350 px.
Zoom: 1000 por 1000 px.
Formato: JPG e PNG
Número mínimo de imagens: 1 (não pode ser apenas de detalhe do produto).
É recomendável que utilize fundo branco, pois imagens com fundos caseiros não serão aceitas.
Ilustrações dos produtos não são permitidas, assim como designs em VETOR
A imagem não deve conter texto de vendedores/adicionais
Não pode ilustrar somente detalhes do produto
Não pode exibir marca d’água (exceto se for o logo do FABRICANTE)

Parece meio complexo, mas somente exigem um padrão de profissionalismo mínimo.

 

Você sabia que é possível melhorar o posicionamento do seu site inserindo palavras chaves no título da imagem e no nome do arquivo de suas imagens? Pois é, o Google usa alguns critérios para estabelecer os resultados das buscas, as imagens tem um papel fundamental no SEO de seu site. Sempre tenha as fotos nomeadas corretamente para que aumentem o tráfego de seu site e consecutivamente de seus produtos!

Em relação ao conteúdo desse post, se tiver qualquer dúvida, por favor venha conversar conosco. Fazemos todos os tipos dos trabalhos citados acima (todas as imagens usadas nesse post são de nossa autoria), inclusive podemos lhe ajudar a melhorar a imagem de sua empresa! 😀

Abraços!

KEEP Studio
Soluções em Imagem Empresarial
Fotografia, Vídeo e Marketing Digital

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