Escuro Claro
Quando você procura seu serviço ou produto na internet, em qual posição você está?

Existe um ditado: “Se você quiser esconder algo onde ninguém jamais encontrará, coloque na segunda página do Google”.

O SEO, é um conjunto de formas e técnicas que fazem seu site, blog, e-commerce, ficarem otimizados para serem melhor encontrados nos mecanismos de busca, como o Google. E com isso gerar tráfego e credibilidade ao seu negócio online, consequentemente Leads, e por aí vai.

Quem não quer ter a página nos primeiros lugares do Google e outros mecanismos de busca, certo?

Para tal façanha, você precisa ficar atento em alguns pontos importantes. Vale a pena comentar que hoje temos alguns recursos e ferramentas que ajudam você a “subir” sua posição e fazer este tal gerenciamento.

Existem três tipos de pesquisa que podem ser feitas na internet:

Busca navegacional – Onde o usuário pesquisa pelo nome de sua empresa, ou seu site, quando ele já sabe para onde quer ir, mas não lembra exatamente o endereço completo, ou está só com preguiça de digitar tudo no navegador.
Busca informacional – (Aqui você precisa estar bem Rankeado) O usuário quer encontrar alguma informação, as vezes sobre algum produto ou um artigo, música, mas não sabe exatamente onde.
Busca transacional – Aqui o usuário quer realmente fazer alguma transação. Seja uma compra de produto, ou encontrar alguma loja, entre outras coisas.

Existem duas maneiras de “subir” sua posição na internet. Pagando, ou otimizando seu site para ser encontrado de forma organica*. Claro que, a forma organica* é a mais difícil.

Para seu site estar bem Rankeado são considerados alguns fatores, dentro e fora do seu site, (atualmente existem mais de 250 fatores que alteram estes resultados), vamos ver alguns deles:

– Qualidade do seu conteúdo
Quanto melhor for o seu conteúdo, melhores e maiores são as chances de você aparecer nas primeiras posições.
– Tamanho do conteúdo
O tamanho influencia muito no ranking.
De acordo com alguns estudos feito pela Search IQ, a média de palavras das primeiras posições, fica em torno de 2500 palavras.
O Google por exemplo, prioriza os resultados que realmente retirem todas as dúvidas do usuário.
– Títulos dos conteúdos
Os títulos, podem ser internos, ou seja, dentro do conteúdo, e externos, onde será visto na navegação externa, para ficar interessado e entrar em seu conteúdo.
– URLs bacanas
Os endereços impactam diretamente na pesquisa.
A URL é identificada basicamente como uma palavra chave, e os mecanismos podem procurar diretamente a sua URL.
Sempre priorize em deixar sua URL limpa e sem muita poluição de palavras, e além disso, sem muitos números ou serem muito grandes.
– Cabeçalhos das páginas
Depois que seu leitor já está dentro do seu site, a primeira coisa que ele verá é o cabeçalho das páginas.
Sendo assim, é muito importante que seu cabeçalho seja direto e informativo, já que também funciona basicamente como palavras chaves.
– Palavras chaves
Estas são mais ou tão importante quanto a tudo que vimos até o momento.
As palavras chaves, são os termos ou palavras, que você mais acredita que seu leitor irá escrever na hora de encontrar seu conteúdo.
Para fazer elas trabalharem pra você, você colocará ela dentro de sua página no meio de um código feito para isso. E com isso, indexará nos mecanismos, muitas vezes sem o leitor ficar vendo todas suas palavras.
Apesar de geralmente estar escondidas dentro do código da página, muitas vezes existem sites que deixam a mostra, e existe algumas técnicas bem fáceis de leitura dessas mesmas para você as ver.
– Tempo de permanência na página
Você sempre tenta fazer um melhor conteúdo para fazer seu leitor ficar um tempão no seu site, certo?
Quanto mais tempo seu leitor ficar, melhor realmente será a interpretação dos mecanismos quanto a isso. Pois se o usuário fica mais naquela página, é por que o conteúdo é melhor, certo? Então acaba subindo mais.
Para isso, tente fazer um conteúdo com bastante qualidade, com uma boa introdução, para ele continuar lendo.. E sem rodeios, entregue materiais que beneficiem ao seu leitor.
– Otimização de imagens
Não só apenas os textos funcionam para melhorar as buscas nos mecanismos de pesquisa.
O Google por exemplo, enxerga uma fotografia um pouco diferente do que nós. A interpretação é como códigos. O que você colocar atrás da imagem, irá fazer o Google interpretar e saber do que se trata aquela imagem, para daí sim, mostrá-la em algum resultado de pesquisa.
Uma das coisas que muito ajuda, é escolher o nome certo do arquivo de imagem, pois desde o nome, já ficará indexado nos mecanismos.
Junto com isso também, sua imagem não deve ser muito grande, pois quanto maior o tempo de carregamento da sua página, piora a sua posição.
– Design responsivo e linkagem interna
Hoje em dia, muitos sites são mais acessados pelo celular do que pelo computador. Então para isso, você deve ter um site que fica mais apresentável e mais bonito no celular do que no computador.
Os links que você coloca para navegar dentro do seu conteúdo também influencia nestas buscas, pois os usuários podem ter uma melhor experiência dentro do seu site.
E claro que junto com isso, o tempo de carregamento também afetará.

Falamos somente de alguns pontos internos do seu site, mas ainda temos também a parte externa, como por exemplo, quanto mais as pessoas falarem do seu conteúdo nas redes sociais, quer dizer que seu conteúdo está ficando melhor. Não deixe de colocar botões de compartilhamento no seu conteúdo.

Além disso um fator muito forte para dizer se seu conteúdo é de qualidade ou não, é quantos sites influentes comentam ou direcionam mais seu site? Quanto mais sites de conteúdo indicarem seu site ou direcionarem para lá, quer dizer que mais gente gosta do seu site.

Claro que, como comentamos, existem mais de 250 itens para fazer seu site ficar nas primeiras posições, estas são apenas algumas das coisas que mexem com esse assunto.

Vale lembrar, que hoje, se você for fazer um site de conteúdo, uma boa dica é usar uma plataforma que já te ajude a gerenciar este conteúdo todo, como as plataformas CMS, (Content Management System, ou Sistema Gerenciador de Conteúdo), com isso, você já consegue muitas ferramentas para lhe auxiliar, tanto no gerenciamento deste conteúdo todo, e também algumas ferramentas para lhe ajudar com o SEO, para deixar tudo prontinho para ser encontrado nos melhores mecanismos de pesquisa.

Se você estiver pensando em criar um site de conteúdo, e estiver com algumas dúvidas de como fazer isso de uma forma prática e funcional, não deixe de entrar em contato conosco. Nós podemos lhe ajudar em todas estas etapas e fazer com que seu site seja simples e funcional.
 
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